O CLUBE

FUTEBOL

O CLUBE

  É um clube português, ecléctico e multi-desportivo, fundado a 1 de Julho de 1906, com sede no Estádio José Alvalade XXI em Lisboa.

  É um dos “Três Grandes” do futebol português, juntamente com S.L. Benfica e o F.C. Porto.

  Com cerca de 170.000 sócios registados, dos quais 50.000 com direito a voto, e cerca de 2,6 milhões simpatizantes em território nacional ou 3,5 milhões se incluirmos os adeptos que moram noutros países.

  As suas equipas, atletas e simpatizantes, são apelidados de sportinguistas e leões.

  Até aos dias de hoje, transcorrido mais de um século de existência do clube, as equipas e atletas do Sporting ganharam nove medalhas olímpicas (duas de ouro, seis de prata e uma de bronze).

  Foram conquistadas 30 taças europeias em seis modalidades distintas, bem como diversos títulos nacionais e distritais.

  No Museu encontram-se em exposição mais de duas mil taças e troféus de trinta e duas modalidades desportivas, que reflectem a riqueza do percurso do clube, com objectos históricos desde 1902 até à actualidade.

  Apesar de competir em vários desportos, o Clube é conhecido sobretudo pela sua equipa principal de futebol, que foi campeã nacional portuguesa por vinte e duas vezes, sendo também detentor de dezasseis Taças de Portugal, dezanove Campeonatos de Lisboa, oito Supertaças Cândido de Oliveira e duas Taças da Liga (total de 67 títulos nacionais até à época de 2018–19).

  Internacionalmente, o Clube venceu a Taça dos Vencedores das Taças em 1962/63, caso único no panorama desportivo português, foi finalista vencido da Taça UEFA 2004/05 e vencedor da Taça Ibérica em 2000.

  Ocupa actualmente a 31ª posição do ranking de clubes da UEFA e o 140º lugar no ranking IFFHS.

error: Alerta: Conteúdo protegido !!